Qual o contexto?
Os ecossistemas aquáticos continentais constituem elementos de grande valor natural, social e cultural. Além disso, são sumidouros naturais de diferentes processos que envolvem a interface água-terra-atmosfera e, portanto, os primeiros a nível territorial a apresentarem sintomas de deterioração ambiental.
Qual o objetivo?
Analisar a abordagem dos serviços ecossistêmicos e sua aplicação aos ecossistemas aquáticos continentais, com o objetivo principal de fornecer uma introdução e uma revisão crítica da abordagem e suas práticas para cientistas, técnicos e funcionários interessados em problemas de água.
Quais foram os resultados obtidos?
Propõe-se que é necessário alinhar a abordagem dos serviços ecossistêmicos com a da gestão integrada dos recursos hídricos, que está na base dos ‘Princípios orientadores da política de águas da República Argentina’ adotados pela Nação e as províncias.
Obs: Artigo preparado no âmbito da Rede de Monitoramento e Avaliação do Ecossistema Aquático (Rem.Aqua), em colaboração com o projeto GovernAgua.
Como citar este artigo:
PASCUAL, M.; BARRAL, M. P.; POCA, M.; PESSACG, N.; SILVA, L. G.; ALBARIÑO, R.; ROMERO, M. E.; JOBBÁGY, E. G. Ecosistemas acuaticos continentales y sus servicios:Enfoque y escenarios de aplicacion en el mundo real. p. 900–917, 2021.