Qual o contexto?
Cada vez mais é crescente as demandas por água em todos os territórios. Além disso, muitos dos benefícios que obtemos no território são marcados ou mediados pela água e, em particular, pelo conjunto de ecossistemas que definimos como aquáticos. A oferta dos serviços ecossistêmicos relacionados à água pode ser mapeada através da combinação de diferentes fontes de informação geográfica e de satélite suportada por protocolos ou modelos pré-estabelecidos.
Qual o objetivo?
Explorar e exemplificar a representação espacial da oferta e demanda de serviços ecossistêmicos relacionados à água e sua aplicação a diferentes necessidades de gestão e política ambiental, com foco particular na Argentina.Explorar y ejemplificar la representación espacial de la oferta y la demanda de los servicios ecosistémicos relacionados con el agua y su aplicación a las diferentes necesidades de gestión y política ambiental, con un enfoque particular en Argentina.
Quais os resultados obtidos?
A representação do transporte de ‘água virtual’ associada à troca de produtos pode estar relacionada ao fluxo de serviços ecossistêmicos de água apenas se as fontes de água envolvidas forem distinguidas (por exemplo, chuva ou ‘água verde’ vs. irrigação ou ‘água azul «para a produção agrícola) e a sua valorização nos contextos de origem e destino. Os mapas são valiosos para o planejamento do uso da terra. A representação contínua de serviços de provisão e regulação em bacias é útil para avaliar intervenções hidráulicas ou verdes. A representação dos serviços ecossistêmicos relacionados à água é um pilar da governança da natureza idealmente construído por cientistas e tomadores de decisão juntos.
Obs: O artigo foi elaborado a partir de uma estreita colaboração entre pesquisadores da GovernAgua, Rem.Aqua e tomadores de decisão do Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Governo da Argentina.
Como citar este artigo:
JOBBÁGY, E. G.; PASCUAL, M.; BARRAL, M. P.; POCA, M.; SILVA, L. G.; ODDI, J.; CASTELLANOS, G.; CLAVIJO, A.; DÍAZ, B. G.; VILLAGRA, P. E. Representación espacial de la oferta y la demanda de los servicios ecosistémicos vinculados al agua. Ecología Austral, v. 31, p. 918–933, 2021.