Para isso, estuda-se comparativamente as experiências de crise em seis bacias hidrográficas da América do Sul: Trata-se de uma proposta de investigação inovadora, tanto pelas perguntas que busca responder como pelo foco em uma região que está sub-representada em estudos comparativos de governança da água. Além disso, combina metodologicamente enfoques de governança adaptativa e antecipatória, adequados para lidar com a incerteza e a complexidade das bacias hidrográficas. O projeto aponta para o fortalecimento das capacidades de antecipação dos diferentes atores da bacia (p. ex., instituições governamentais, organizações da sociedade civil, produtores, etc.).
Essa bacia está localizada na província de San Luis (Argentina), possui aproximadamente 12.000 km2 e abastece 332.451 habitantes, o que representa 65% da população total da província. Existem diferentes usos da água na bacia, sendo o consumo humano, a criação de animais e a agricultura os principais, e, em menor medida, o uso industrial e de geração de energia elétrica. A crise analisada na bacia do Rio Quinto, especificamente na bacia El Morro, foi caracterizada pela formação abrupta de grandes ravinas (de até 25 m de profundidade, 60 m de largura e 30 km de comprimento) que acomodam cursos de água permanentes, inexistentes na região até 20 anos atrás.
Fontes:Sallenave, S.; Jobbágy, E. 2020a. Análisis de la gobernanza y aprendizajes de la crisis en la Cuenca del Río Quinto – Cuenca el Morro. Informe Técnico en el marco del Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056)
Sallenave, S.; Jobbágy, E. 2020b. Resumen – Análisis de la gobernanza del agua en la Cuenca de El Morro, Provincia de San Luis, Argentina.A bacia do Vale Inferior do Rio Chubut está localizada na Patagonia argentina, tem uma superfície de 5.967 km2 e abastece uma população de aproximadamente 276.000 habitantes. Os principais usos da água são para irrigação (agricultura) e abastecimento da população. A crise estudada nessa bacia estaria relacionada com o aumento da turvação do rio, ocasionado por eventos intensos de precipitação, que também implicam um maior risco de inundação e dificuldades no processo de potabilização da água.
Fontes:Mac Donnell, L; Olivier, T; Salvadores, F; Pascual, M. 2020. Análisis de la Gobernanza y Aprendizajes de la Crisis en la Cuenca del Valle Inferior del Río Chubut – VIRCH. Informe Técnico en el marco del Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056).
Mac Donnell, L; Olivier, T; Salvadores, F; Pascual, M. 2020. Resumen del Informe Análisis de la Gobernanza y Aprendizajes de la Crisis en la Cuenca del Valle Inferior del Río Chubut – VIRCH. Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056).A bacia do Rio Paraíba do Sul é uma bacia interestadual, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (Brasil). O presente projeto enfoca a parte paulista da bacia, que possui aproximadamente 14.190 km2, nos quais predomina a atividade industrial, urbana e periurbana. Os principais usos da água são: abastecimento, irrigação, geração hidrelétrica e diluição de águas residuais. Os principais problemas de água nessa bacia estão relacionados com a qualidade e quantidade de água disponível para os diversos usos, enfrentando o momento mais crítico de sua crise de disponibilidade entre 2013 e 2015.</p align=”justify”>
Fonte:
Laura, R; Jacobi, P; Travassos, L; Oliveira, D. 2020. Análise da Governança e Aprendizagem das Crises nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari E Jundiaí -PCJ e Paraíba Do Sul – PS. Relatório Técnico do Projeto GovernAgua (SGP-HW 056).
A bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma bacia interestadual que cobre os estados de Minas Gerais e São Paulo (Brasil). Possui aproximadamente 15.000 km2, 5,7 milhões de habitantes e abastece cerca de 14 milhões de pessoas. Os principais usos da água nessa bacia são para consumo humano, industrial e para agricultura. Essa bacia é responsável por aproximadamente 50% do abastecimento de água urbana na Região Metropolitana de São Paulo. Os principais problemas da água nessa bacia estão relacionados à qualidade e quantidade de água disponível para os diversos usos. A crise nessa bacia, relacionada à falta de água, teve grande repercussão pública entre os anos de 2014 e 2016.
Fonte:Laura, R; Jacobi, P; Travassos, L; Oliveira, D. 2020. Análise da Governança e Aprendizagem das Crises nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari E Jundiaí -PCJ e Paraíba Do Sul – PS. Relatório Técnico do Projeto GovernAgua (SGP-HW 056).
A bacia de Laguna del Cisne está localizada no departamento de Canelones (Uruguai), possui 52,3 km2 e atende a uma população de aproximadamente 30.000 habitantes fixos e 70.000 de veraneio. Nessa bacia, a água é utilizada para a atividade agrícola, para criação de animais e para o consumo humano. Os principais problemas identificados na bacia estão relacionados com a degradação da qualidade da água pelos diferentes modos de produção agrícola. Nessa bacia, analisaram-se, por um lado, um conflito socioambiental relacionado à saúde pública em função dos diferentes usos do território, entre 2008 e 2010, e, por outro lado, um episódio relacionado com a qualidade de água potável, devido a uma falha técnica na usina de potabilização em 2019.</p align=”justify”>
Fontes:Giordano, G., Dias Tadeu, N. & Trimble, M. (2020). Análisis de la gobernanza y aprendizajes de las crisis en las Cuencas de Laguna del Sauce (Maldonado) y Laguna del Cisne (Canelones), Uruguay. Informe Técnico en el marco del Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056). Instituto SARAS, Bella Vista-Maldonado, Uruguay.
Giordano, G., Dias Tadeu, N. & Trimble, M. (2020). Resumen de Informe – Análisis de la gobernanza y aprendizajes de la crisis en la Cuenca de la Laguna del Cisne (Canelones, Uruguay). Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056). Instituto SARAS, Bella Vista-Maldonado, Uruguay.
A bacia de Laguna del Sauce está localizada no departamento de Maldonado (Uruguai), possui 722 km2 e abastece aproximadamente 100.000 habitantes fixos do departamento, chegando a 300.000 durante o verão. Os principais usos relacionados às atividades desenvolvidas na bacia e que implicam demanda hídrica (em qualidade e quantidade) são: criação de animais, agricultura, urbanização e florestamento de Eucaliptos e Pinus. Os principais problemas identificados estão relacionados à qualidade da água (eutrofização). A crise analisada refere-se a problemas no processo de potabilização devido ao florescimento de cianobactérias, afetando a qualidade da água distribuída à população em 2015.
Fontes:Giordano, G., Dias Tadeu, N. & Trimble, M. (2020). Análisis de la gobernanza y aprendizajes de las crisis en las Cuencas de Laguna del Sauce (Maldonado) y Laguna del Cisne (Canelones), Uruguay. Informe Técnico en el marco del Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056). Instituto SARAS, Bella Vista-Maldonado, Uruguay.
Giordano, G., Dias Tadeu, N. & Trimble, M. (2020). Resumen de Informe – Análisis de la gobernanza y aprendizajes de la crisis en la Cuenca de la Laguna del Cisne (Canelones, Uruguay). Proyecto GovernAgua (SGP-HW 056). Instituto SARAS, Bella Vista-Maldonado, Uruguay.