Do projeto GovernAgua, o Instituto Sul-Americano de Estudos de Resiliência e Sustentabilidade (SARAS) juntamente com o IEE da Universidade de São Paulo e o Centro ZALF Leibniz, realizaram o webinar “Avanços e desafios dos comitês de bacias hidrográficas para a gestão de recursos hídricos: reflexões da América do Sul e Europa” no dia 17 de setembro.

O intercâmbio entre pessoas envolvidas em comitês de bacias e outros tipos de ambientes similares, ligando atores governamentais e não governamentais, incluiu 4 convidados: do Brasil (Amauri Pollachi), Uruguai (Matilde Saravia), Alemanha (Mario Sommerhäuser) e Sérvia (Olivera Gavrilović).

Com mais de 90 participantes de 30 países e 3 continentes, a reunião moderada por Micaela Trimble (SARAS), Bárbara Schröter (ZALF) e Pedro Jacobi (IEE-USP) teve três momentos. A primeira focalizou o objetivo e o papel de cada organização de bacia, seu funcionamento, estrutura e composição.
O segundo centrou-se em algumas questões desencadeantes e um debate sobre a participação social e formas de envolvimento de diferentes grupos interessados, bem como sobre o impacto político das organizações da bacia, incluindo os desafios para a governança participativa e democrática no contexto de crises hídricas. A terceira sessão respondeu a perguntas da audiência.